O Conselho de Escolas Médicas Portuguesas vem pelo presente tornar pública a sua estupefação com as recentes declarações do Senhor Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor Doutor Manuel Heitor, a propósito da formação médica em Portugal. Parece-nos fundamental clarificar aspetos sobre a realidade da formação médica em Portugal,…
Comunicado relativo à data de termo do prazo para apresentação de candidaturas referente ao ano 2021. Projeto de Regulamento do Procedimento de Reconhecimento Específico, este documento encontra-se, também, publicado em Diário da República por algumas EMP e em vias de publicação pelas restantes.
Nos termos do Regulamento do Reconhecimento Específico ao Ciclo de Estudos Integrado de Medicina das Escolas Médicas Portuguesas, o Conselho de Escolas Médicas Portuguesas estabelece o seguinte calendário para a realização de provas/ componentes do exame de reconhecimento específico cujos pedidos tenham dado entrada e se encontrem devidamente instruídos, nos…
Nos termos do Regulamento do Reconhecimento Específico ao Ciclo de Estudos Integrado de Medicina das Escolas Médicas Portuguesas, os(as) candidatos(as) que tenham sido aprovados(as) em fases anteriores, deverão realizar uma prova prática/clínica, preferencialmente nos meses de abril e maio do ano em que decorre o processo. Saber mais…
O recente anúncio da suspensão da vacina da AstraZeneca em Portugal está a gerar uma onda de desconfiança e descrença que importa combater. Nesse contexto, o Conselho de Escolas Médicas Portuguesas (CEMP), unindo a sua voz à dos(as) especialistas em Saúde em todo o mundo, que têm manifestado nas últimas…
As recentes e expectáveis notícias relativas à intenção de encerramento de Escolas e Universidades lançaram mais um desafio de adaptação célere e adequada ao funcionamento das instituições. No caso particular do ensino da medicina, e concretamente no que respeita aos ciclos clínicos, o Conselho de Escolas Médicas Portuguesas (CEMP), considera,…
A pandemia por COVID-19 tem constituído, além de um enorme problema de saúde pública mundial, um grande desafio para a gestão e organização do ensino universitário e, muito particularmente, do ensino da medicina. Desde o seu início, foram encontradas pelo Conselho das Escolas Médicas Portuguesas (CEMP) soluções que, de acordo…